O Instituto CEM, em parceria com o Poder Público Municipal de Goiânia, realizou nos últimos dias, o projeto UMA Mulher, que dá acesso a atendimentos e serviços básicos de saúde da mulher. O intuito do projeto é levar a saúde e informação as populações mais desassistidas, auxiliando no aumento da cobertura de exames de rastreabilidade dos cânceres de mama e do colo do útero. O projeto está ofertando atendimentos como, exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), exame do diagnóstico do câncer de mama (mamografia) e palestras educativas.
A unidade móvel de atendimento conta com ampla tecnologia e segurança, além de ter um ambiente climatizado, com banheiros e rampas de acesso, tudo isso para proporcionar conforto e bem-estar aos pacientes atendidos. Os profissionais envolvidos nessa ação destacaram a importância dessa ação para a comunidade, destacando que em Goiânia a cobertura do Papanicolau é de apenas 58,1%, estando abaixo da meta nacional que é de 80%.
No ano de 2020, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou, no estado de Goiás, 660 novos casos de câncer, o que representa uma taxa de incidência de 12,35 casos a cada 100 mil mulheres. Esse número é bastante preocupante, principalmente se levarmos em consideração que essa doença é a terceira maior causa de mortes prematuras no Brasil, e gerou 150 óbitos por câncer de colo de útero em Goiás, o que representa uma de mortalidade de 2,83 por 100 mil mulheres.