Policlínica de Posse leva mamografia a Campos Belos

Unidade móvel de prevenção vai atender 150 mulheres da cidade e outros três municípios até sábado. Demanda é alta na região em que 80% das pacientes nunca fez esse exame.

A Policlínica de Posse levou a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino até Campos Belos, 650 quilômetros de Goiânia. A unidade chamada “Carreta da Prevenção” é equipada com mamógrafo e material para coleta de exames ginecológicos e se destina a atender pacientes em municípios sem esse tipo de atendimento.

O diretor-geral da Policlínica de Posse, Tadeu Grembecki, informou que foi traçado um roteiro de atendimentos da unidade e que outros polos regionais vão receber os serviços nas próximas semanas.

“Estamos cumprindo um cronograma da Secretaria Estadual de Saúde que pretende levar exames de imagem importantíssimos como a mamografia para municípios onde haja demanda e dificuldade de acesso para a população. Vamos levar esse atendimento onde se fizer necessário”, frisou.

A cidade de Campos Belos tem uma população de mulheres carentes de exames de mamografia de cerca de 700 pacientes, somente na cidade, sem contar as moradoras da zona rural e outros dois distritos do município: Pouso Alto e Barreirão. Pela falta de oferta de mamografia no município as pacientes, quando encaminhadas precisam ser reguladas para fazer o exame em Goiânia ou outro município da Região Metropolitana, o que demanda tempo e dificuldades de transporte. Com isso cerca de 80% das mulheres nunca foi submetidas a esse exame.

É o caso da aposentada Ângela Souza da Silva, 65 anos, mãe de 7 filhos e moradora de Campos Belos. Ela conta que nunca fez mamografia e que a disponibilidade foi uma dádiva muito grande para as mulheres da cidade e região. Dona Ângela foi a primeira a se apresentar para o exame.

O protocolo do Sistema Único de Saúde é para que mulheres acima de 50 anos façam a mamografia a cada dois anos. Na Policlínica de Posse a recomendação é para que mulheres acima de 35 anos sejam submetidas ao exame.

Foi feita uma programação para realização de mamografia em 150 mulheres até sábado e serão encaminhadas também pacientes de outros três municípios: Cavalcante, Teresina de Goiás. Somente de Campos Belos estão agendadas 60 mulheres para o exame.

O diretor da Policlínica informou também que serão realizados exames de prevenção de câncer de colo uterino, completando o processo de atendimento às pacientes da região. “Nossa missão é prestar um atendimento à saúde humanizado e levando a assistência onde for necessário”, finaliza.

Fonte: Diário da Manhã
Por Hélmiton Prateado