Bibliotecas de hospitais estaduais são recursos valiosos para profissionais e pacientes

Os espaços dispõem de grande variedade de materiais, desde livros, artigos científicos e publicações qualificadas até bases de dados on-line e outras fontes de informações essenciais

Bibliotecas das unidades estaduais são fundamentais ao aprimoramento dos profissionais

Com o objetivo de suprir a demanda por informações precisas e atualizadas, unidades de saúde da rede pública estadual de Goiás dispõem de bibliotecas especializadas. Esses espaços contam com grande variedade de materiais, desde livros, artigos científicos e publicações qualificadas até bases de dados on-line e outras fontes de informações essenciais.

Como parte de um projeto do Ministério da Saúde para incentivar a criação de bibliotecas de saúde em todo o País, foi criada, em 2001, a Biblioteca Professora Ena Galvão, na Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg). A biblioteca tem como prioridade o atendimento aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), mas está disponível a qualquer pessoa que deseja utilizar o sistema em rede, embora o empréstimo do acervo físico seja restrito aos servidores lotados na Sesg.

“As bibliotecas especializadas em saúde contribuem para a ciência médica, buscando, tratando e disseminando informação. Elas estão preparadas para lidar com as novas tecnologias e estão sempre atentas ao que há de novo disponível em informação, oferecendo acesso a materiais atualizados e confiáveis para auxiliar no tratamento e cuidados de saúde”, explica Wusula Francisca de Sousa Pitarelli, bibliotecária que trabalha no local. 

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e os Hospitais de Urgências de Goiás (Hugo) e de Doenças Tropicais (HDT) contam com bibliotecas que atendem uma ampla gama de profissionais de saúde, desde residentes até tutores, supervisores e preceptores, assim como o Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), cujo acervo é especializado em saúde mental e pediatria.

Já o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) conta com o Projeto Virando Páginas, que dispõe de livros para o público em geral. O acervo, com livros novos e usados de diversos gêneros, está localizado na recepção do Ginásio de Terapias, acessível a funcionários, pacientes e acompanhantes.

Essas bibliotecas reúnem profissionais capacitados, como bibliotecários e técnicos, disponíveis para auxiliar na busca das informações mais relevantes para cada caso. Com o avanço da tecnologia, essas unidades estão sempre atualizadas com informações mais recentes em ciência médica. Diante disso, é importante destacar a relevância dessas bibliotecas no Estado de Goiás, como ferramenta fundamental ao aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais da área e, consequentemente, para melhor atendimento e tratamentos dos pacientes. 

Fonte: SES-GO
Luana Avelar/Comunicação Setorial
Foto: banco de imagem